FKERJ 45 Anos

Histórico da Federação Fluminense de Karate

Em 1964 em Niterói foi fundada a Associação Tóquio de judô e karatê, professor  Tokio Mao já dava aulas de judô e karatê.e fazia parte da federação fluminense de judô.
Como não existia federação de karatê o professor resolveu fundar a Federação Fluminense de Karatê em 1969, que viria a ser a primeira federação de karatê no Brasil sendo registrada em cartório em 1970.

manoel varella

Primeiro Presidente da FFK


Participaram dessa fundação 4 associações 3 de Niterói e 1 do Rio de Janeiro, sendo elas:

1° Associação Tokio de Judo karatê.
Rua doutor celestino 157 centro Niterói

2° Judô clube brasileiro
Rua presidente backer 9 sobrado Icaraí

3° Judô clube Iguaçu
Avenida marechal Floriano Peixoto 2127
sobre loja Nova Iguaçu

4° Judô clube Fujiyama
Rua Joaquim Távora 89 Icaraí Niterói

Essa é a primeira diretoria da FEDERAÇÃO FLUMINENSE KARATE ( FFK )

presidente
José Deserto

vice preside
Ubirajara Figueiredo Teixeira

secretário geral
Carlos Gomes Figueiredo da Silva

1°secretário
Carlos Gomes Figueiredo da Silva

2° secretário
Alcebíades Tavares Dantas

1° tesoureiro
Mário Daltro

2° tesoureiro
Ernane Santos Cruz

diretor técnico
Geraldo ferreira de oliveira

Curso Internacional de Arbitragem em 1998: "Zé Magrinho", representante da Bahia, Luiz Watanabe (Campeão Mundial em 1972), Luis Otávio Lacombe, Geraldo Ferreira, Mario Sérgio, Juichi Sagara e Benedito dos Santos
O propósito  da entidade era unir todos os praticantes e suas academias sob "o mesmo guarda-chuva" a fim de lhes prover de suporte técnico, promoção de eventos e fiscalização de suas atividades. Uma década após a sua fundação em 8 de outubro de 1975, a Federação Fluminense de Karate foi aglutinada pela atual Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ). 
Roberto Takeshi Fukushi, Benedito dos Santos (in memoriam), Tetsuo Mizuno, Geraldo Ferreira, Amaury Alves Pereira, Fernando Gomes da Silva e Alcyone Machado

Reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (hoje CNE) por meio da portaria n° 42/1984 de 21 de janeiro de 1985, a FKERJ é uma associação sem fins lucrativos e com personalidade jurídica distinta de suas filiadas.
Lirton Monassa (in memoriam) trouxe os Mestres Yasutaka Tanaka e Sadamu Uriu para introduzirem o karate-do no Estado do Rio de Janeiro, e se tornou o primeiro faixa preta brasileiro do estiloShotokan

A FKERJ é a entidade estadual de administração do desporto Karate, gestora da modalidade em todo o Estado do Rio de Janeiro e que possui autonomia administrativa quanto a sua organização e funcionamento, nos termos do inciso I do artigo 217 da Constituição Federal.

Benedito "Mão de Ferro" dos Santos (in memoriam) foi o primeiro faixa preta brasileiro

A Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro é filiada-fundadora da 
Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade nacional de administração e regulamentação desta arte marcial em nosso país, e que por sua vez é vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e filiada as entidades continentais Confederação Sul-Americana de Karate (CSK) e Federação Pan-Americana de Karate (PKF), e por fim a Federação Mundial de Karate (WKF), entidade com mais de 180 países membros.
 
Teruo Furusho (in memoriam), ex-presidente da FKERJ

 
 

Última modificação em Segunda, 25 Abril 2016 22:36
Avalie este item
(0 votos)
voltar ao topo